Por Floresta News
Publicado em 29 de fevereiro de 2024 às 01:56H
Na quarta-feira, 28, no Fórum da Comarca de Tucuruí, foi realizada a audiência de conciliação entre a Eletronorte e os moradores das áreas das Eclusas I, II e III, abrangendo, respectivamente, o bairro São Sebastião, a área entre os bairros Liberdade e São Sebastião e o Sítio Deus é Grande, além da Associação dos Moradores da Ilha Interlagos de Tucuruí. A audiência tratou sobre a reintegração de posse movida pela Eletronorte em desfavor dos moradores daquelas localidades. Pelo menos 500 famílias são afetadas pela ação.
Após tomar conhecimento sobre o processo judicial, a Prefeitura de Tucuruí participou da audiência como assistente do processo, em benefício das famílias. O Juiz da Vara Agrária de Marabá, Amarildo José Mazutti, deliberou prazo de cinco (05) dias para o município protocolar documentação e ingressar na Ação Judicial para defender todo o coletivo.
A advogada do município, Dra. Verônica Alves, explica de que forma se dá essa participação. “Essas são áreas de interesse social. Por esse motivo, o município entra nessa ação como assistente do processo. O papel da Prefeitura, nesse sentido, é fazer um levantamento topográfico e de georreferenciamento da região e também um relatório socioeconômico dessas áreas de interesse, a fim de anexar aos autos do processo, o grau de vulnerabilidades a que estas famílias estão expostas”, salienta.
O objetivo é que esse relatório possibilite um acordo ou mesmo uma desapropriação contra a Eletronorte. O prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, participou do momento e conta em detalhes o resultado da audiência. “Foi uma reunião muito proveitosa, em que as pessoas saíram daqui animadas com o resultado da audiência. Em breve, estaremos entregando esse imóveis aos seus verdadeiros proprietários, que são os moradores que neles residem”, finaliza.
(Floresta News com as informações da Secom/PMT)
Send this to a friend