Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 13 de April de 2024
Sistema Floresta

Audiência pública debate processo de Reintegração de Posse da Eletronorte

Por Floresta News
Publicado em 29 de fevereiro de 2024 às 01:56H

Compartilhe:

Na quarta-feira, 28, no Fórum da Comarca de Tucuruí, foi realizada a audiência de conciliação entre a Eletronorte e os moradores das áreas das Eclusas I, II e III, abrangendo, respectivamente, o bairro São Sebastião, a área entre os bairros Liberdade e São Sebastião e o Sítio Deus é Grande, além da Associação dos Moradores da Ilha Interlagos de Tucuruí. A audiência tratou sobre a reintegração de posse movida pela Eletronorte em desfavor dos moradores daquelas localidades. Pelo menos 500 famílias são afetadas pela ação.

Após tomar conhecimento sobre o processo judicial, a Prefeitura de Tucuruí participou da audiência como assistente do processo, em benefício das famílias. O Juiz da Vara Agrária de Marabá, Amarildo José Mazutti, deliberou prazo de cinco (05) dias para o município protocolar documentação e ingressar na Ação Judicial para defender todo o coletivo.

A advogada do município, Dra. Verônica Alves, explica de que forma se dá essa participação. “Essas são áreas de interesse social. Por esse motivo, o município entra nessa ação como assistente do processo. O papel da Prefeitura, nesse sentido, é fazer um levantamento topográfico e de georreferenciamento da região e também um relatório socioeconômico dessas áreas de interesse, a fim de anexar aos autos do processo, o grau de vulnerabilidades a que estas famílias estão expostas”, salienta.

O objetivo é que esse relatório possibilite um acordo ou mesmo uma desapropriação contra a Eletronorte. O prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, participou do momento e conta em detalhes o resultado da audiência. “Foi uma reunião muito proveitosa, em que as pessoas saíram daqui animadas com o resultado da audiência. Em breve, estaremos entregando esse imóveis aos seus verdadeiros proprietários, que são os moradores que neles residem”, finaliza.


(Floresta News com as informações da Secom/PMT)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend