Por Floresta News
Publicado em 10 de dezembro de 2019 às 18:04H
O grupo de atuação especializado no combate ao crime organizado, GAECO, composto por membros do Ministério Público Estadual e polícias civil e militar realizou nesta terça-feira a operação “Castelo de Cartas”. Logo nas primeiras horas do dia as equipes se dividiram nos dois prédios, da prefeitura e da secretaria de saúde. Cerca de 30 pessoas e sete veículos de apoio participaram da ação. A operação ocorreu em vários setores da prefeitura como recursos humanos, licitação e contabilidade. A denúncia é relacionada a contratos médicos, em que os donos das empresas, também prestavam serviços como médicos no município.
De acordo com um dos promotores do caso, o processo segue em segredo de justiça. Vários documentos foram apreendidos. Como a operação não foi concluída, a equipe da GAECO não concedeu entrevista. Três empresas que supostamente prestam serviços médicos na cidade, também seriam alvos da investigação: Sastre & Sastre, Materday e Leonardo.
Após a divulgação da nota pela assessoria de comunicação da prefeitura, o ex-secretário de saúde de Tucuruí, Charles Tocantins participou do programa de rádio Tucuruí Agora, por telefone, repudiando a explicação da atual gestão sobre a operação do ministério público. Segundo ele, apenas uma empresa prestava serviço na maternidade da cidade na época em que ele respondia pela secretaria.
NOTA: “Sobre a operação do Ministério Público, deflagrada na manhã desta terça-feira, na sede do poder municipal e na secretaria de saúde, a prefeitura informa que a ação investiga contratos com empresas médicas firmados em gestões passadas nos anos de 2015, 2016 e 2017. A atual gestão esclarece que já tinha identificado algumas incoerências nesses contratos, tanto que realiza, neste momento, nova licitação para contratação de profissionais médicos. A atual gestão reforça ainda que colaborou e colabora com todas as instâncias da justiça, no sentido de esclarecer quaisquer dúvidas do poder judiciário, mantendo-se à disposição para qualquer diligência.”