Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 06 de July de 2020
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Lockdown para os municípios da Região do Lago de Tucuruí

Por Floresta News
Publicado em 17 de maio de 2020 às 17:46H

Compartilhe:

Os municípios que fazem parte da Região do Lago de Tucuruí começarão nova fase do combate ao novo Coronavírus e vão entrar em Lockdown (suspensão total das atividades não essenciais, com restrição de circulação de pessoas).
A decisão foi tomada em uma reunião extraordinária, que aconteceu neste domingo, 17, e que contou com a participação de prefeitos e representantes dos municípios de Tucuruí, Breu Branco, Novo Repartimento, Goianésia do Pará e Jacundá, além de Promotores de Justiça do Ministério Público do Estado, representantes do Hospital Regional de Tucuruí, Polícias Civil e Militar e representantes do Comitê Gestor de Crise de Tucuruí para o enfrentamento à Covid-19.
Na reunião foi constatada a situação crítica vivida pelo Hospital Regional de Tucuruí que dispõe de vinte e seis leitos intermediários e oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (U.T.I.), para atender pacientes de Covid-19, numa região que tem cerca de 500 mil habitantes. Não há leitos disponíveis para a crescente demanda já que o número de pessoas contaminadas não para de crescer.
Em Tucuruí, o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Município, no dia 16 de maio, já apontava 22 mortes por Covid-19, 159 casos confirmados, 10 recuperados e 1.136 casos sendo monitorados (pessoas com sintomas de Covid-19), em aproximadamente, apenas, dois meses de pandemia.
Mesmo após inúmeras medidas que visaram conter a curva de contaminação como, por exemplo, o fechamento do comércio não essencial, a instalação de barreiras sanitárias na entrada do município, o toque de recolher a partir das 22:00h, dentre outras ações, as aglomerações continuam e o contágio avança em Tucuruí, por isso, o prefeito Artur Brito votou pela medida mais restritiva de circulação das pessoas.
Votaram a favor do Lockdown os representantes de Tucuruí, de Novo Repartimento, de Goianésia do Pará e de Jacundá. O único a votar contra foi Breu Branco, mas o gestor municipal disse que aceitaria o resultado da maioria e também iria aderir à medida.
Com a restrição da circulação das pessoas as autoridades dos municípios da região do Lago de Tucuruí esperam um achatamento da curva de contaminação, com redução do número de casos, já que toda a rede de saúde se encontra próxima do colapso, sem condições de atender ao grande número de pacientes contaminados com o vírus na região.
Um documento foi elaborado e enviado ao Governador Helder Barbalho que deverá editar um Decreto incluindo os municípios da região do Lago de Tucuruí no Lockdown.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend