Por Floresta News
Publicado em 25 de agosto de 2021 às 11:57H
Moradores dos bairros, Nova Tucuruí, Bela Vista, Santa Isabel, e outros, reclamam da forte fumaça que tomou conta dos bairros nos últimos dias, principalmente no período da noite.
De acordo com a secretária municipal de meio ambiente, Bruna Furman, as denúncias são constantes, e já foram constatadas duas situações de queimadas. “Nós constatamos a situação de combustão de caroços de açaí e ao lado dessa situação temos a queima de um pasto, foi uma extensão muito grande, e lembrando que existem também outros focos na nossa cidade”.
Ainda de acordo com a secretária, nesta época do ano é proibido qualquer tipo de queimada, por conta do período de seca e que os responsáveis devem ser autuados. “Foi publicada a portaria Nº 78, pelo Ministério do Meio Ambiente, que decreta situação de calamidade ambiental para a nossa região aqui do Sudeste do Pará. Então devemos estar atentos às mudanças, que estão acontecendo no nosso clima e não piorar a situação. Está também em vigência um decreto presidencial, que também proíbe o uso do fogo para qualquer atividade, foi instituído dia 26 de junho e está em vigência. A nossa equipe de fiscalização estará acompanhando, se existem focos de incêndio, para que a gente possa tá autuando o responsável e trazendo soluções para nossa sociedade” explicou Bruna.
O período de seca requer uma série de cuidados com a saúde e também com o meio ambiente, pois a possibilidade de incêndios florestais neste período é maior por conta das condições climáticas.
Alguns cuidados necessários para coibir incêndios florestais:
-Não atear fogo para limpeza de terrenos, lixo ou resto de podas de árvores;
-Após fumar, apagar o cigarro e descartá-lo em local adequado;
-Ao identificar um incêndio, procurar um local seguro, distante do fogo e fumaça. Ligar para o (94) 99117-7235 ou (94) 9264-2842, e indicar o local exato do incêndio, se possível, com pontos de referência.