Por Floresta News
Publicado em 09 de novembro de 2021 às 20:02H
A entrevista aconteceu no Programa Sala Interativa, na Tv Floresta, desta terça-feira (09). De forma remota, Anderson Torres, executivo de relacionamento da Equatorial, respondeu as perguntas dos apresentadores Marcelo Bulhões e Juliane Santos, além das enviadas pelos telespectadores.
No último final de semana moradores do Km 11 não permitiram a entrada dos funcionários da Equatorial na vila e cobraram a apresentação do plano elétrico do local, em nota a Equatorial afirmou ter entregue na Defensoria Pública o projeto, durante a entrevista o Defensor Público Renato Teixeira, se manifestou dizendo que diferente do divulgado pela Equatorial, a empresa não apresentou na defensoria de Tucuruí o plano elétrico, e que é tão necessário. Anderson afirmou mais uma vez que o projeto foi entregue sim no local, que tem inclusive, o protocolo do mesmo.
Ainda sobre o Km 11, Anderson afirmou que faltam ser feitas apenas as instalações individuais, que é levar a energia do poste para as casas. Que o serviço maior de implantação de postes, fios e medidores já está praticamente concluído. Sobre as fábricas de gelo do local, o executivo afirmou que é de competência das empresas comprarem os transformadores, mas que a Equatorial estaria estudando uma forma de atender as geleiras mantendo a mesma estrutura já existente.
Sobre o acordo divulgado pela Associação dos Moradores da Vila Permanente – Asmovip, de somente dar início a cobranças depois de haver uma vistoria em toda a Vila Permanente Anderson afirmou que esse compromisso não existe mais: “A obrigação de vistoria não existe, foi extinta pela justiça na audiência de conciliação, a empresa pode se dispor a fazer, mas ele (Anderson) não vê capacidade técnica da Associação para fazer essa vistoria”.
Um dos pontos mais calorosos durante a entrevista foi a questão da iluminação pública na Vila Permanente, pois de acordo com moradores e depoimento do próprio apresentador Marcelo Bulhões, depois que os novos medidores são instalados nas ruas, muitos postes ficam sem iluminação e a Equatorial não estaria sanando esses prejuízos. Anderson disse que a empresa já identificou esse problema, que a mesma não tem suprimentos para fazer a troca das lâmpadas que estão queimando nas ruas, mas que ela estaria assumindo esta responsabilidade. Foi frisado também que a Eletronorte vai continuar fazendo manutenção na iluminação pública depois que a Equatorial assumir.
O executivo lembrou a necessidade dos moradores fazerem seus cadastros de novos consumidores. Até hoje a Equatorial já fez 2.602 novas instalações, mas tem apenas pouco mais de 1.100 cadastros realizados. Eles estão trabalhando para iniciar a cobranças após terminar o processo de incorporação, que segue com a data do dia 15 de novembro.
Clique e assista a entrevista completa.