Por Floresta News
Publicado em 16 de março de 2022 às 15:50H
Depois de tanto tempo sem ir à escola, muitos alunos estavam ansiosos para o reencontro. Na última segunda-feira (14) houve esse retorno tão esperado. Mas o que os estudantes não esperavam era a superlotação dentro dos ônibus.
No mesmo dia começaram a chegar reclamações no programa Bom Dia, na Rádio Floresta. Nas redes sociais o clima de revolta era o mesmo. Uma aluna do Instituto Federal do Pará registrou como o ônibus estava lotado: “A pandemia não acabou e não existe distanciamento dentro dos ônibus, e com essa superlotação só piora cada dia mais. Todos achamos isso uma tremenda falta de respeito com todos os estudantes e passageiros, alunos estão perdendo seu horário de entrada em suas escolas devido essa irresponsabilidade e falta de ética do serviço oferecido pela Viação Tucuruí.” Escreveu a estudante.
Em maio do ano passado o Tribunal de Justiça do Pará determinou a busca e apreensão de três ônibus da empresa, por conta no atrasado no pagamento do financiamento dos coletivos. A pandemia diminuiu drasticamente o número de passageiros, trazendo uma crise para a empresa. Procurado pela nossa reportagem, o gerente da Viação Tucuruí, Flávio Araújo, recordou a apreensão e disse que desde então tem sido difícil manter as coisas funcionando.
“A capacidade de investimento da empresa foi se corroendo ao longo da pandemia. Nesses dois anos foi difícil investir, foi amplamente divulgado que um banco a resgatou três ônibus novos por falta de pagamento, e aí para manter uma empresa desse porte funcionando sem ter sem ter recurso, fica difícil. É um serviço de alto valor e a gente não tem recebido apoio, a passagem foi congelada já há dois anos, sem qualquer reajuste.” Explicou o gerente.
Sobre os ônibus super lotados nessa volta às aulas, ele explicou que o problema aconteceu por falta de comunicação, que a Viação foi pega de surpresa com a quantidade de alunos: “A gente não tinha o número de real da quantidade de estudante que saem naquele horário, foi uma surpresa para nós. Mas na terça-feira mesmo regularizamos toda a situação.”
Flávio disse que está tentando uma reunião com a prefeitura para tentar receber dinheiro de outras gestões: “Nós temos créditos represado no município que ainda nós não conseguimos receber. Já tentamos conversar com prefeito. Nós estamos contando com a sensibilidade do gestor municipal, para nos reunirmos mais breve possível, para a gente resolver essa questão desses créditos que a gente tem com o município, de outras gestões, pra melhorar a qualidade no nosso serviço, investir e atender melhor a população de Tucuruí.” Finalizou Flávio.