Por Floresta News
Publicado em 17 de junho de 2025 às 08:04H
Faleceu na noite desta segunda-feira (16), às 22h15, o Pastor Edilson de Holanda Braga, aos 83 anos. Paraibano de nascimento, foi o fundador da Primeira Igreja Batista em Tucuruí e se tornou uma das figuras mais importantes da história social e religiosa da cidade.
Chegou a Tucuruí em 1976, após atuar como o primeiro missionário da histórica 1ª TRANSTOTAL, maior projeto missionário dos Batistas brasileiros na região da Transamazônica. Na nova cidade, iniciou um intenso trabalho de evangelização junto aos trabalhadores da construção da Usina Hidrelétrica, combinando fé com ação social.
Em 1980, por sua atuação durante a enchente que atingiu centenas de famílias, recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão de Tucuruí e a Medalha de Honra ao Mérito. Fundou a primeira creche da cidade, o Projeto Casulo, que chegou a atender 940 crianças carentes com doações de leite, reforço escolar e assistência em parceria com a extinta LBA e a Prefeitura.
Também foi o primeiro presidente do Conselho Tutelar de Tucuruí, além de ter criado o Instituto Educacional de Tucuruí (IET), junto à esposa, professora Lídia Braga. Empreendedor, fundou a primeira agência de turismo da cidade, com excursões a Israel, e outras iniciativas que geraram emprego e dignidade para famílias humildes.
Mesmo com uma trajetória nacional e internacional no meio missionário, nunca deixou de amar e servir Tucuruí. Seu legado permanece vivo nas igrejas que ajudou a plantar, nos projetos sociais que idealizou e nas vidas que tocou com sua simplicidade, fé e amor a Cristo.
Deixa viúva, seis filhos, 15 netos e uma bisneta.
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (2 Tm 4:7).
Deixamos aqui nossos sentimentos aos familiares, amigos e a toda a comunidade enlutada.