Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 23 de July de 2024
Sistema Floresta

Acionadas as sirenes do 1º Simulado de Evacuação de Emergência da UHE Tucuruí

Por Floresta News
Publicado em 20 de novembro de 2023 às 22:48H

Compartilhe:

No primeiro dia de exercício, a segunda maior usina hidrelétrica 100% brasileira foi totalmente esvaziada, mantidos apenas os serviços essenciais

Começou nesta segunda-feira em Tucuruí, no sudeste do Pará, o 1º Simulado de Evacuação de Emergência da segunda maior usina hidrelétrica 100% brasileira. No primeiro dia de simulado, o exercício de emergência foi direcionado ao público interno da UHE Tucuruí. Cerca de 600 pessoas, entre funcionários e prestadores de serviço, participaram das atividades do Plano de Ação de Emergência (PAE).

O simulado é uma atividade preventiva, exigida pelas leis federais 12.334/10 e 14.066/20, que tratam da Política Nacional de Segurança de Barragens.

Imagem: Assessoria de Imprensa: Eletrobras Eletronorte

Às 15h, o diretor-presidente da Eletrobras Eletronorte, Antonio Pardauil, acionou as sirenes do Plano de Ação de Emergência, diretamente do Centro de Operações da usina. Na sequência todas as dependências foram esvaziadas e, em poucos minutos, os funcionários e colaborares caminharam de forma organizada pela rampa de acesso à parte externa da usina. Seguiram por 3 km para um ponto de encontro instalado no Instituto Federal de Educação (IFPA).

Eles foram recebidos por agentes da defesa civil e voluntários. A coordenadora da Defesa Civil de Breu Branco Cleidiane Rodrigues Batista entregou ao presidente da Eletrobras Eletronorte o Plano de Contingência do município. O documento foi elaborado por diversas autoridades locais e prevê a atuação de cada um deles em uma eventual ocorrência de rompimento de barragem.

Programação da semana

De terça até domingo (21 a 26/11) o simulado será realizado com os moradores de Tucuruí e Breu Branco. 

Durante o simulado, os moradores ouvirão alertas sonoros de sirenes instalados em pontos estratégicos da cidade, duas vezes ao dia.

Ao ouvir o alerta, os moradores devem agir como se estivessem vivendo uma situação real de emergência. Devem parar o que estão fazendo, reunir as pessoas próximas, principalmente, idosos, crianças e animais domésticos e seguir para as chamadas Rotas de Fuga. Placas de sinalização instaladas pela empresa ao longo do trajeto indicarão o caminho em direção aos Pontos de Encontro, locais seguros em que autoridades municipais aguardam a chegada da população.

Ao longo do caminho os moradores também verão placas indicando as Áreas de Risco, que são regiões sujeitas à inundação, como pontes. Ao sair de casa, os moradores devem levar apenas documentos, objetos pessoais importantes que caibam em uma sacola e seus animais de estimação.

Para mais informações, ligue para a Defesa Civil Municipal. 

Tucuruí: 98106-5004 

Breu Branco: 99108-1786

(Com as informações da Assessoria de Imprensa: Eletrobras Eletronorte)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend