Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 20 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Complexo Hospitalar de Tucuruí destaca o protagonismo dos enfermeiros e técnicos na Semana da Enfermagem

Por Floresta News
Publicado em 15 de maio de 2021 às 13:32H

Compartilhe:

A Semana Brasileira de Enfermagem está sendo celebrada no período de 12 a 20 de maio, datas que marcam, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri. No Complexo Hospitalar de Tucuruí, que compreende o Hospital Regional de Tucuruí (HRT) e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), profissionais da área são fundamentais na assistência, sobretudo, com a crise sanitária de Covid-19.

Treinamentos, novos fluxos e estratégias de assistência, uso prolongado de Equipamentos de Proteção Individual, intensificação da higienização de servidores e pacientes passaram a fazer parte do dia a dia no Complexo.
Outros avanços registrados recentemente foi a ampliação em mais 10 leitos de UTI exclusivos para pacientes infectados com a Covid. Atualmente o complexo conta com 29 leitos exclusivos de UTI/Covid e mais 16 leitos clínicos, também foi implantado um equipamento para hemodiálise, no HRT.

O diretor do Complexo Hospitalar, Carlos Tabosa, destaca ainda, o pioneirismo com a entrada em funcionamento do tratamento de hemodiálise no Hospital Regional de Tucuruí, um marco histórico para o tratamento de insuficiência renal, “inicialmente o equipamento atenderá apenas os pacientes com insuficiência renal aguda que estão internados na ala de UTI Covid”, enfatizou Tabosa.

A enfermagem também é essencial para o cuidado e assistência no pré, intra e pós-operatório. O enfermeiro Renan Cunha conta que a atenção é redobrada ao preparar o enfermo para a cirurgia e, principalmente, aqueles que precisam de terapia intensiva após o procedimento cirúrgico e que retornam à clínica cirúrgica e precisam de cuidados detalhados.
Além dos cuidados para reduzir os riscos de infecção relacionada à assistência à saúde e, agora, por Covid-19, os enfermeiros atuam para garantir todo o funcionamento das clínicas, controle dos horários da medicação, materiais técnicos e higienização do ambiente. “Avaliamos a condição do paciente, planejamos, diariamente, os cuidados necessários, pois o enfermeiro se responsabiliza 24 horas por uma assistência integral de qualidade e holística, visando o bem-estar desse enfermo”, destacou Renan.

Outra área de atuação são os cuidados paliativos voltados a pacientes que sofrem de doenças crônicas, muitas vezes em fases críticas, e os enfermeiros buscam oferecer uma atenção especial juntamente com a equipe multidisciplinar para reduzir o sofrimento, promover o conforto e a dignidade do indivíduo e da família, atendendo as necessidades da saúde física, emocional e social.

Dia do enfermeiro e comemorado no Complexo HRT/Unacon
A coordenação do Complexo Hospitalar de Tucuruí, que compreende o HRT e a Unacon, preparou uma programação especial para homenagear seus profissionais, na última quarta-feira (12), sendo realizada a comemoração do Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro.

Os enfermeiros e técnicos de enfermagem representam o maior contingente de profissionais que atuam na unidade. A programação em homenagem a estes anjos de branco segue até o dia 20/05, data em que se comemora o Dia do Técnico de Enfermagem.

O diretor de Enfermagem do HRT, João Evangelista Uriel, destaca que dentro do contexto da saúde, é público e notório a participação na prestação do cuidado, baseado no princípio de “que o cuidar do ser humano exige que o entendamos como um ser completo”, daí a enfermagem ser a ciência e a arte do cuidar.

A comemoração do dia do enfermeiro foi realizada para retribuir toda a dedicação e o compromisso dos profissionais que compõem a equipe de enfermagem do Complexo Hospitalar de Tucuruí. “Quanto são importantes na prestação de cuidados aos pacientes. Com utilização de métodos científicos, a enfermagem prescreve e faz toda a sistematização da assistência planejando a forma como esse cuidado vai ser prestado ao paciente”, disse o enfermeiro João Evangelista.

“Realizar um atendimento adequado é o nosso objetivo e o trabalho desses profissionais é fundamental para a qualidade da saúde dos pacientes e usuários do HRT/Unacon. E mais ainda, em tempos da pandemia, o trabalho na linha de frente desses profissionais será sempre reconhecido”, afirmou o diretor geral do Complexo Hospitalar Carlos Tabosa.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend